quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Fisioterapia divertida com Nintendo Wii

A partir da junção da tecnologia e saúde, pacientes que inventam milhares de desculpas para fugir das sessões de fisioterapia têm agora um estimulo para fazer os exercícios: o uso do videogame Nintendo Wii. Algumas clínicas estrangeiras já utilizavam outros vídeo games, como o Playstation 2, para a reabilitação de tratamentos. No entanto, esse recurso ainda não havia sido adotado no Brasil. Agora, com o Nintendo Wii tornou-se possível usar a realidade virtual na Fisioterapia e além disso, esse novo game permite que mais pacientes, que antes não eram permitidos, façam os exercícios.

A diferença do Nintendo Wii para os outros games são os sensores que através do aparelho de TV conseguem captar os movimentos dos jogadores e produzir na tela. O recurso permite que os pacientes movimentem todo o corpo ao brincar. Assim, durante a terapia, é possível simular jogos de boliche, tênis, luta de boxe, golfe e baseball (Wii Sports) ou praticar ioga, dança e outros exercícios que desenvolvem a força e o equilíbrio (Wii Fit) estimulando assim o exercício físico.

"Enquanto estão jogando, os pacientes, sem perceber, executam movimentos que eles mesmos consideram difíceis", explica o fisioterapeuta Fábio Navarro Cyrillo, responsável pela implementação da nova ferramenta na clínica de fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Outro beneficio é a possibilidade de o paciente acompanhar a sua evolução, uma vez que o game possui a ferramenta inovadora denominada "espelho virtual " que reproduz na TV os movimentos do jogador.

Estudos científicos estão sendo realizados para o intuito de esclarecer quais os benefícios do uso do game na fisioterapia e também eventuais contra indicações. Por ora, Maureen J. Simmonds, diretora do departamento de fisioterapia da Universidade de McGill (Canadá) e uma das pesquisadoras do tema, diz que os "resultados são promissores" para a saúde, além de a nova técnica ser divertida, barata e de fácil aplicação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário